Em 2012, foi implantado, no Polo Universitário Santo Antônio - Polo SAP - o Conselho Gestor e a Associação Polo Universitário Santo Antônio-APUSA. A associação é sem fins lucrativos, com caráter educativo, cultural e desportivo, com sede no Polo Universitário Santo Antônio, em Santo Antônio da Patrulha. A APUSA tem como objetivos ser o órgão executor das decisões e projetos do Conselho Gestor do Polo Universitário Santo Antônio e integrar a comunidade, o poder público, os estudantes, funcionários, tutores e professores de diferentes instituições federais que ofertam cursos de nível superior e técnico no Polo, buscando o desempenho mais eficiente e autossuficiente do processo educativo. Esses objetivos são alcançados pela execução direta e indireta de projetos, programas, planos de ação, financiados por meio da doação e recebimento de recursos financeiros, físicos e humanos dos governos federais, estaduais e municipais, do poder judiciário ou, ainda, pela intermediação de serviços para outras organizações sem fins lucrativos ou outros órgãos que atuem em áreas afins.
Projetos da Apusa
CAIXA MÁGICA
- O projeto previu a aquisição de Chromebooks para serem utilizados em sistema de rodízio nas Escolas e, também, na formação de professores, no Polo Universitário. A execução foi possível através do Edital de Chamada Pública da Vara de Execuções Criminais, em que o projeto foi aprovado.
DIRECTION DIGITAL
- O Projeto “Direction Digital” teve como foco o fornecimento de educação remota digitalmente onde fosse mais necessário, tendo como público-alvo, professores e alunos da rede pública municipal de Santo Antônio da Patrulha. Através deste Projeto, foram entregues kits a estudantes em situação de vulnerabilidade social, compostos por tablet, cesto básico e material escolar. O recurso para aquisição dos Tablets veio da Plataforma GlobalGiving – organização internacional, que faz a gestão de recursos, na qual a APUSA está cadastrada e habilitada ao recebimento de doações internacionais –, já o recurso para os cestos básicos, foi do Grupo de Educadores Google Santo Antônio da Patrulha – GEG SAP e os kits de materiais escolares foram da Secretaria Municipal da Educação – SEMED SAP.
EDUCAÇÃO REMOTA PARA MENINAS DO BRASIL
- Este projeto teve como foco a inclusão digital principalmente para meninas no Brasil. Ele buscou
permitir o desenvolvimento contínuo de novos professores em tecnologias digitais educacionais, orientação
comunitária e recursos para famílias em áreas remotas para ter acesso à educação digitalmente, especialmente
após a COVID-19. Os fundos forneceram recursos implantados para famílias com meninas de 04 a 14 anos,
alimentos e materiais escolares para alunos mais vulneráveis, para desenvolvê-los como líderes da comunidade.
Através deste projeto, com a captação de recursos na GlobalGiving, foi possível entregar 1 Chromebook para, ao
menos, uma aluna de cada Escola Municipal de Santo Antônio da Patrulha.
Conheça mais sobre o Projeto aqui.
RECONSTRUINDO ESCOLAS BRASILEIRAS – FUNDO DE AJUDA ÀS VÍTIMAS DO CICLONE
- Este projeto se concentrou na reconstrução de escolas fortemente impactadas por um desastre natural
no sul do Brasil. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima e a Escola Municipal de
Educação Infantil Soneca perderam a maioria de suas instalações devido ao ciclone extratropical mais forte em
Santo Antônio da Patrulha desde 1961. O objetivo do projeto era reconstruir as instalações da escola, mobiliar
salas de aula, uma nova biblioteca, comprar equipamentos de TI e focar na expansão dos recursos para aumentar
o número de capacidade do programa de tempo integral para ajudar as crianças mais vulneráveis. Este projeto
também foi inscrito na Plataforma GlobalGiving, sendo possível.
Conheça mais sobre o Projeto aqui.
INUNDAÇÕES NO BRASIL - RESGATANDO A EDUCAÇÃO
- O Resgatando a Educação surgiu a partir das inundações do Rio Grande do Sul, em final de maio de 2024, quando o Estado foi tragicamente atingido por enchentes sem precedentes, com mais de 400 cidades e 2,3 milhões de pessoas impactadas. Pessoas que passaram a viver em abrigos temporários, traumatizadas até mesmo pelo barulho da chuva. Este projeto prioriza a educação das crianças e o apoio mãe-bebê. Com esforços na reconstrução de escolas e apoio infantil, acreditamos na importância de oferecer a milhares de crianças impactadas um acesso mais fácil de volta à educação, tecnologia e saúde mental. Este projeto também recebe apoio através da Organização GlobalGiving.
- Algumas ações foram realizadas recentemente, contando com apoio para além da GlobalGiving. A APUSA juntou-se a uma escola municipal de Santo Antônio da Patrulha – EMEF Antônio Laureano da Cunha Filho – e adotou uma Escola Municipal de Canoas – EMEF Assis Brasil, para a doação de material escolar. Com parceria da APUSA e EMEF Antônio Laureano, foi entregue mais de 200 kits escolares e 10 caixas de material escolar. Para esta mesma Escola de Canoas, já foram entregues 100 kits de bebês, para distribuição aos familiares dos alunos.
- A APUSA também se juntou ao Campus da Universidade Federal do Rio Grande de Santo Antônio da Patrulha
– FURG SAP, na produção de detergente para limpeza pesada.
Conheça mais sobre o Projeto aqui.